PROCESSO DE CRIAÇÃO DA HQ

A ideia

A ideia principal do projeto é a transmissão do conhecimento de materiais com ênfase na sustentabilidade aplicada em projeto mediante a publicação de pequenos livros, semelhantes em estilo e formato a Histórias em Quadrinhos (HQs). As publicações envolvem basicamente o estudo de materiais sustentáveis em projetos de Design, Arquitetura e Engenharias.

As mudanças culturais e tecnológicas recentes evidenciam a diferença entre gerações. O processo de ensino-aprendizagem por meio de livros e aulas expositivas vem mudando para uso de materiais didáticos que equacionem o texto com ilustrações, sem perder o conteúdo das disciplinas.

Por outro lado, a pandemia em decorrência da COVID-19 impulsionou um salto tecnológico sem precedentes para a humanidade. As atividades de ensino nas universidades, antes desenvolvidas presencialmente, agora são realizadas de forma remota, por meio de plataformas de integração virtuais, ambientes digitais, onde se fizeram necessárias novas abordagens de transmissão do conteúdo no que se refere ao ambiente de ensino-aprendizagem.

O desenvolvimento inicial deste projeto teve por base as disciplinas de materiais e processos de fabricação do curso de Design e Design de Produto da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Os dados foram complementados por meio da Materioteca Sustentável da UFSC, pertencente ao Grupo Virtuhab, do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Atualmente o modo de ensino de materiais e processos no curso de Design utiliza-se, basicamente, do que está disponibilizado na plataforma Moodle e da bibliografia tradicional, além de consultas guiadas à materioteca sustentável da UFSC.

Aqui tem-se um exemplo de como todo o conteúdo é disponibilizado sob a forma de tópicos, contendo um resumo das partes mais importantes. Cada aula (encontro semanal) tem um resumo como o mostrado na figura, abordando os aspectos principais que serão objeto de estudo.

Existe também a parte digital da materioteca sustentável. Trata-se de uma página de internet contendo material didático, que complementa as amostras físicas que são disponibilizadas no laboratório. Na prática, os estudantes encontram na parte virtual da materioteca a complementação das amostras, com as seguintes informações sobre cada material: conceito, histórico, propriedades específicas, propriedades físico-químicas, propriedades térmicas, propriedades mecânicas, classificação, processos produtivos, processos de fabricação, principais usos, descarte, reciclagem, análise da sustentabilidade e principais fornecedores.

A materioteca contém atualmente mais de 400 amostras:

     

Além disso, no laboratório são construídos diversos modelos em escala reduzida:

     

Em paralelo à materioteca, tem-se a construteca, onde são construídos modelos em escala real e protótipos:

        

Dentro desse contexto, se percebeu que existia a falta de um conteúdo informacional de dinâmico, divertido e interessante, de fácil entendimento e em uma mídia já popular que cresce cada vez mais — dentro e fora da área educacional. Dessa forma, se concebeu a ideia de produzir uma história em quadrinhos que pudesse servir como base para o conteúdo e como uma consulta rápida e objetiva, sem perder o caráter pictórico e divertido das convencionais HQs.

Construção da HQ

Inicialmente foi elaborado um roteiro, onde optou-se por um prólogo, cujo objetivo foi de contextualizar o leitor com o que se pretende com a publicação. No prólogo, mostra-se a evolução da espécie humana e a evolução do uso de materiais que acompanhou esse processo, destacando-se o início do uso de materiais naturais, desenvolvimento da cerâmica, dos primeiros metais, ligas, e finalmente chegando aos materiais modernos.

A parte inicial mostra que quando a espécie humana começou a dominar as fogueiras, o calor cada vez maior obtido pela constante inovação das técnicas, proporcionou o surgimento e posterior domínio de outros materiais, levando ao surgimento do bronze e posteriormente do ferro, do aço, e assim por diante.

Abaixo pode-se ver uma parte do desenvolvimento do prólogo. Na primeira imagem tem-se o roteiro (narrativa) que foi utilizada para o desenvolvimento do prólogo. O roteiro foi elaborado pelos professores e após disponibilizado para toda equipe foram realizadas reuniões, onde aconteceram modificações e sugestões.

Com base no roteiro revisado e aprovado, iniciaram-se as propostas de storyboards, com o mesmo processo de discussão e aprovação. A figura mostra o começo do planejamento e disposição das páginas, com quadrinhos descritos no roteiro:

                         

O próximo passo é dedicado aos esboços, partindo dos storyboards. É importante citar que nem sempre essa etapa altera o storyboard inicial drásticamente, podendo se ter alterações somente em alguns elementos. Abaixo mostram-se três esboços:

                                

Os esboços são discutidos entre a equipe e, após aprovados, são traduzidos em lineworks, conforme mostrado abaixo:

                                  

e, finalmente, o último passo é finalização — com cores e texturas compondo a arte final:

                           

Na sequência as páginas são unidas em um único documento, formato PDF, para conferência final. A etapa de revisão é viva então, caso seja necessário, o conteúdo escrito pode ser alterado futuramente, para a correção de erros.

Assista também
VÍDEO SOBRE HQS