Opinião de alunos / leitores

Aqui vamos colocar alguns feedbacks recebidos por alunos/leitores dos volume 1.

  • Helena Grieger Berton, aluna do Design de Produto – UFSC

“O quadrinho tem como um dos seus objetivos se conectar mais com estudantes jovens trazendo situações da sua realidade para o leitor. Eu acredito que o quadrinho consegue fazer isso de forma interessante, mostrando jovens desinteressados nas matérias, venda de sandubas na praia e quando Alana, Marcos e Henrique se atrasaram para encontrar os professores. A parte histórica do início, assim como a parte histórica dos azulejos me agradou também. Acho muito interessante inserir esta parte mais histórica para todos os materiais que irão aparecer nos próximos volumes.
É compreensível que em algumas partes tenha muito texto, no final das contas, a HQ é didática e tem como objetivo o ensino do conteúdo (ou na verdade o suporte/ auxílio. Mas o último capítulo de cerâmica foi um pouco massante demais e acredito que o estilo do desenho me distraiu um pouco para realmente absorver o “conteúdo”. Tudo bem se cada artista tem um estilo, e na verdade acho muito legal que cada capítulo tenha um estilo diferente, mas se foram feitas “character sheets”, os artistas deveriam respeitar as cores das roupas, pele e cabelos dos personagens…
Ter tido aula e depois ter lido o quadrinho me ajudou a reforçar a matéria de forma que entendi melhor o conteúdo que foi passado em aula (especialmente a parte de escolha/seleção dos materiais).”

  • Antonella Floriano Beirith, aluna do Design de Produto – UFSC

Gostei bastante da ideia de produzir uma história em quadrinhos com a temática de juntar a matéria de materiais e explicar em detalhes cada processo e especificidade desse, além de os personagens serem representados de formas bem reais. A maneira que os professores explicam os conteúdos, os quadros e exemplos, achei muito dinâmica e bem construída, no visual e script. No capítulo 2 e 3 onde são classificados os materiais e a cerâmica, gostei especialmente do terceiro, porque não sabia que existiam tantos tipos de cerâmica e que a temperatura de cada uma varia, também me agradou a mini excursão que fizeram para Portugal, considero as cerâmicas de lá maravilhosas. Confesso que também gosto muito da porcelana, é muito refinado e delicado, podendo construir peças muito bem acabadas por conta da sua maleabilidade. O epílogo Bambu, uma gracinha.

  • Maria Eduarda Fantineli Cavassani, aluna do Design de Produto – UFSC

A HQ “Materiais em quadrinhos” me despertou interesse e maior atenção ao estudo dos processos envolvidos na utilização dos materiais. Poder explorar diferentes materiais de apoio pedagógico me despertou maior curiosidade e auxiliou a entender o conteúdo. Gostei muito do modo como a explicação do conteúdo foi colocado em meio
a história das 3 personagens, trazendo ainda um forte fator de identificação com o público alvo: a vida universitária e seus “perrengues”. Acredito que isso permitiu que eu me visse na narrativa criada e assim mergulhar na experiência das aulas e palestras sobre diferentes tipos de materiais narradas na história.
O que mais me chamou a atenção no conteúdo com certeza foram as cerâmicas e as especificidades de cada tipo. Diferentes temperaturas de queima, técnicas de trabalho e uma pitada de história exaltaram a importância de se conhecer bem esse material para o trabalho em design de produto. Além disso, as explicações do processo de escolha e seleção de materiais me deixaram mais atenta na hora de criar e planejar meus projetos, sendo um incentivo a ir atrás de maior conhecimento nesses aspectos.
E por fim, é de se destacar o apelo para a utilização de materiais mais sustentáveis, em vista dos grandes desafios climáticos que nos esperam caso continue-se produzindo de forma não renovável.

  • Ana Clara Melo, aluna do Design de Produto – UFSC

É interessante a forma como o livro “Materiais em Quadrinhos” detalha os tipos de materiais e seus processos de seleção enquanto, ao mesmo tempo, narra uma história divertida envolvendo alunos e professores da UFSC dentro do espaço da universidade.
A relação entre o processo criativo e a descoberta dos primeiros materiais feita na introdução é essencial uma vez que, podemos perceber a possibilidade de estarmos aptos ao olhar particular para diversos materiais, encontrando assim, uma finalidade a eles desde os primórdios da humanidade.
As aulas dadas pelos professores ao decorrer da história possuem uma linguagem muito clara e detalhada, como a explicação sobre a escolha dos materiais, as classificações e os fatores que influenciam o designer de produtos nesta decisão, especificamente, fatores mensuráveis, fabris, econômicos, mercadológicos, ecológicos, ergonômicos e estéticos.
A viagem que Marcos, Alana e Henrique fazem para Lisboa com os professores é culturalmente e artisticamente muito rica. Abrindo portas para o conhecimento, eles adquirem um maior entendimento sobre os materiais e seus processos de fabricação, além disso, os passeios proporcionam momentos divertidos e inesquecíveis.